Associação Portuguesa de Bioética - Home Page
Perguntas FrequentesSugira este SitePolitica de Privacidade e SegurançaAdicionar aos Favoritos
Acessibilidade
Quem Somos

O que Fazemos

Noticias

Iniciativas

Iniciativas

Observatorio Portugues de Bioética

Publicações

Pareceres

Pós-Graduação em Bioética e Mestrado em Bioética

Programa Luso-Brasileiro de Doutoramento em Bioética

Pós-Graduação em Gestão e Auditoria da Saúde

Pós-Graduação em Gestão e Auditoria da Saúde

Biblioteca

Contactos

Galeria de Fotos

English Version
© 2004 - A. P. BIOÉTICA
Seara.com

PROF. DOUTOR RUI NUNES
-----------------------------------------------------------------------------------------

Rui Nunes licenciou-se em Medicina, na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) em 1985. Em 1992 efectuou as Provas de Aptidão Pedagógica e Capacidade Científica (FMUP), em 1996 obteve o Grau de Doutor em Medicina/Bioética e em 2002 obteve o Título de Agregado em Sociologia Médica/Bioética nesta faculdade. É Professor Catedrático de Sociologia Médica/Bioética e, desde 1996, Director do Serviço de Bioética e Ética Médica da FMUP. É coordenador do Curso de Mestrado em Bioética da FMUP e do Curso de Pós-Graduação em Gestão e Administração Hospitalar (Associação Portuguesa de Bioética com o apoio da FMUP e da Golden Wheel Consulting). Foi Vice-Presidente do Departamento de Clínica Geral da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto entre 2004 e 2005.

Entre 2002 e 2003 exerceu as funções de Director da Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Porto. Em 2002 foi eleito Presidente da Associação Portuguesa de Bioética, desde 2003 é membro eleito (Assembleia da República) do Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida e é membro da Comissão de Ética e Deontologia da Ordem dos Médicos desde 2001. É membro do Kennedy Institute of Ethics (EUA), do Hastings Canter (EUA), da Biopolitics International Organization (Greece), e da Academia Portuguesa de Medicina. Desde 2005 é membro da direcção da International Society on Priorities in Health Care (United Kingdom). Em Março de 2004 foi nomeado pelo Conselho de Ministros primeiro Presidente da Entidade Reguladora da Saúde, funções que exerceu até Setembro de 2005.

De salientar a organização de numerosos seminários, colóquios e congressos de que se destacam o I, II, III, IV, V, VI, VII, VIII e IX Congresso Nacional de Bioética. Publicou 14 livros sobre temas relacionados com a bioética e a saúde e 90 trabalhos e pareceres por extenso. Efectuou até ao presente 430 comunicações científicas em congressos e seminários, nacionais e estrangeiros. 

 



-----------------------------------------------------------------------------------------